Visando possibilitar o desenvolvimento de atividades de conscientização ambiental, educação náutica e atendimento emergencial de forma ampla e abrangente, o IAMB desde sua concepção abriu suas portas para capacitar voluntários e a comunidade em geral sobre os temas afetos a sua missão institucional.

O IAMB conta atualmente com um quadro de 106 Voluntários Efetivos capacitados com o curso de Operador Profissional de Embarcação de Resgate e Noções de Primeiros Socorros e Atendimento a emergências em ambientes aquáticos, sendo que destes, 25 voluntários participam alternadamente das atividades relacionadas à Diretoria e manutenção da Base Operacional.

Ao longo dos anos os Anjos do Mar adquiriram uma grande capacidade organizacional e de mobilização para atendimento de eventos extremos como o caso das enchentes em Itajaí, de naufrágios e catástrofes ambientais, fazendo parte fundamental da logística do atendimento a eventos relacionados a Defesa Civil, bem como do Plano de Ajuda Mútua a emergências na área do Porto de Itajaí. Seus voluntários são capacitados e treinados para atenderem a estas emergências minimizando os riscos envolvidos, otimizando a eficiência do atendimento às comunidades, indivíduos e animais em risco.

O IAMB mantém também um programa de intercâmbio com as Instituições membras da Federação Internacional de Resgate Marítimo e do Conselho Americano de Segurança Náutica, possibilitando aos Voluntários Anjos do Mar participarem de intercâmbio com países como Africa do Sul, EUA, Portugal, Suécia, Chile, Uruguai e Nova Zelandia.

Para se inscrever nas capacitações e no programa de intercâmbio internacional basta entrar em contato com o Instituto anjos do Mar Brasil através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  para participar do Curso de Formação de Anjos do Mar.

 

Filiação

IMRF

Apoio

Marinha do BrasilUFSCUNIVALISINDIPI