O Instituto Anjos do Mar Brasil - IAMB é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2007 com o objetivo de preencher lacunas específicas nas áreas de segurança náutica e educação ambiental. Declarado como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Publico), em novembro de 2009, pelo Ministério da Justiça.

Inspirado em instituições internacionais, com mais de 100 anos de existência como o Royal National Lifeboat Institution RLNI na Inglaterra, Bote Salvavidas no Chile, o Instituto Nacional de Resgate Oceânico NSRI da África do Sul e a Guarda Costeira Auxiliar Americana.

O IAMB conta atualmente com voluntários em diversos municípios brasileiros e desenvolve diversas ações como palestras de educação náutica e ambiental, apoio à acidentes náuticos, catástrofes naturais e ações de monitoramento ambiental.

O IAMB atua em conjunto com diversas instituições públicas e privadas, através da execução de projetos, programas, convênios, termos de parceria, planos de ação e pela prestação de serviços de apoio a outras organizações sem fins lucrativos e à órgãos do poder público que atuem nas áreas de busca e salvamento, fiscalização e patrulha, monitoramento ambiental e esportes aquáticos. Realiza suas atividades por meio de doações de recursos físicos, humanos e financeiros realizados por pessoas e organizações que tenham as mesmas finalidades descritas em seu estatuto social.

Atualmente em convênio com a Marinha do Brasil, faz parte do Plano de Auxílio Mútuo Marítimo do 5º Distrito Naval da Capitania dos Portos de Santa Catarina, cadastrada como entidade de apoio à Busca e Salvamento e Salvaguarda da Vida Humana no Mar. Também realizou um convênio com Superintendencia do Porto de Itajai, o qual concessionou uma área na praia do Atalaia, Município de Itajai/SC para a viabilização da instalação do Centro Proteção, Resgate e Monitoramento Ambiental.

Filiação

IMRF

Apoio

Marinha do BrasilUFSCUNIVALISINDIPI