O IAMB visa diminuir afogamentos e fatalidades, proteger e conservar o Meio Ambiente Aquático, realização de pesquisas e transferência de tecnologia. Visa também à inclusão social de crianças e adolescentes dentro da cultura náutica brasileira através da promoção da prática segura de esportes aquáticos utilizando a educação ambiental como ferramenta de divulgação e conscientização.

Pelo segundo ano consecutivo o IAMB foi convidado a palestrar sobre a situação do Brasil e América do Sul nas questões náuticas e ambientais no International Boathing & Water Safety Summit, realizado em 2010 na Flórida/EUA e em 2011 na Georgia/EUA. Em maio/2011 participou do Congresso Mundial de Prevenção de Afogamentos, realizando em Da Nang/Vietnan e em agosto/2011 em Xangai/ China.

Também é responsável pelo desenvolvimento do conteúdo programático do Curso Nacional de Observador de Bordo (Programa PROBORDO), nas disciplinas de Segurança no Trabalho à Bordo de Embarcações de Pesca e Salvatagem e Sobrevivência no Mar.

O IAMB atua em conjunto com diversas instituições públicas e privadas, através da execução de projetos, programas, convênios, termos de parceria, planos de ação e pela prestação de serviços de apoio a outras organizações sem fins lucrativos e à órgãos do poder público que atuem nas áreas de busca e salvamento, fiscalização e patrulha, monitoramento ambiental e esportes aquáticos. Realiza suas atividades por meio de doações de recursos físicos, humanos e financeiros realizados por pessoas e organizações que tenham as mesmas finalidades descritas em seu estatuto social.

Filiação

IMRF

Apoio

Marinha do BrasilUFSCUNIVALISINDIPI