O Instituto Anjos do Mar Brasil - IAMB é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2007 com o objetivo de preencher lacunas específicas nas áreas de segurança náutica e educação aquática, inspirada em instituições internacionais de referência, com mais de 100 anos de existência como o Bote Salvavidas no Chile, o RNLI - Royal National Lifeboat Institution da Inglaterra, o Instituto Nacional de Resgate Oceânico NSRI da África do Sul a ADES no Uruguai e a Guarda Costeira Americana.

Em novembro de 2009 o IAMB recebeu do Ministério da Justiça a certificação de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Publico), conforme publicação em Diário Oficial da União do dia 13 de novembro de 2009, estando apta a celebrar parcerias com o poder público e iniciativa privada para realizar projetos relacionados aos seus objetivos.

O IAMB visa diminuir afogamentos e fatalidades, proteger e conservar o Meio Ambiente Aquático, transferir tecnologia e realizar pesquisas voltadas a metodologias eficientes para missões de busca e salvamento, fiscalização e patrulha e monitoramento ambiental em rios, lagos e no oceano. Visa também à inclusão social de crianças e adolescentes dentro da cultura náutica brasileira através da promoção da prática segura de esportes aquáticos utilizando a educação ambiental como ferramenta de divulgação e conscientização.

Promove o voluntariado em ações voltadas para busca e salvamento (atendimento à acidentes e naufrágios), fiscalização, patrulha e monitoramento ambiental (catástrofes ambientais, derramamentos de poluentes ou preservação de espécies aquáticas), prática de esportes aquáticos e educação ambiental.

Por dois anos consecutivos o IAMB foi convidado a palestrar sobre a situação do Brasil e América do Sul nas questões náuticas e ambientais no International Boathing & Water Safety Summit, realizado em 2010 na Flórida/EUA e em 2011 na Georgia/EUA. Participou como palestrante do Congresso Mundial de Prevenção de Afogamentos, realizando em Da Nang/Vietnan (maio/2011), do Congresso Mundial de Resgate Marítimo, em Shangai / China (ago/2011), no I Encontro Internacional de Segurança Nautica e resgate Maritimo, em Itajaí/SC (nov/2011), na Conferencia Internacional de Resgate em Massa, em Gothemburgo/Suécia (jul/2012) e II Encontro Latinoamericano de Salvamento Marítimo em Montevideo/Uruguai (nov/2012).

Também foi convidado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura para elaborar o material didático no desenvolvimento do conteúdo programático do Curso Nacional de Observador de Bordo (Programa PROBORDO), nas disciplinas de Segurança no Trabalho à Bordo de Embarcações de Pesca e Salvatagem e Sobrevivência no Mar.

O IAMB atua em conjunto com diversas instituições públicas e privadas, através da execução de projetos, programas, convênios, termos de parceria, planos de ação e pela prestação de serviços de apoio a outras organizações sem fins lucrativos e à órgãos do poder público que atuem nas áreas de busca e salvamento, fiscalização e patrulha, monitoramento ambiental e esportes aquáticos. Realiza suas atividades por meio de doações de recursos físicos, humanos e financeiros realizados por pessoas e organizações que tenham as mesmas finalidades descritas em seu estatuto social.

Através de filiação na IMRF (International Maritime Rescue Federation) e da participação em fóruns mundiais, o Instituto Anjos do Mar Brasil iniciou tratativas com diversos países e conseguiu apoio em treinamento, doação de equipamentos e consultoria para o desenvolvimento do Projeto Anjos do Mar Santa Catarina. A implantação da Base Operacional na praia da Atalaia, faz com que Itajaí entre para história como pioneira, sendo a primeira cidade do Brasil a ter uma Base Operacional de Resgate Oceânico, operada por uma instituição civil, nos moldes de países como a Inglaterra, Alemanha, Suécia, Noruega, EUA, Chile, Uruguai, Africa do Sul, dentre outros.

A doação/concessão de 2 embarcações infláveis está em fase de desarrolo junto à Receita Federal e devem estar ativas para começar a atuar em Itajaí a partir de maio de 2013.

Atualmente em convênio com a Marinha, faz parte do Plano de Auxílio Mútuo Marítimo do 5º Distrito Naval da Capitania dos Portos de Santa Catarina, cadastrada como entidade de apoio à Busca e Salvamento e Salvaguarda da Vida Humana no Mar. Também realizou um convênio com Superintendência do Porto de Itajaí, o qual concessionou uma área na praia da Atalaia, Município de Itajaí/SC para a viabilização da instalação do Centro Anjos do Mar de Proteção Resgate, Monitoramento Ambiental e Apoio à Frota Pesqueira.

O serviço de apoio emergencial, segurança náutica e resgate oceânico encontra-se inserido no PPA 2012-2015, do Governo do Estado de Santa Catarina. Também vale ressaltar que a entidade participa ativamente do Comitê Municipal Gestor do Projeto Orla – CMG, tem como finalidade a articulação e harmonização de políticas estaduais, federais e municipais incidentes na orla e tem cadeira no CEDCA/SC- Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, gestão 2012-2014.

Filiação

IMRF

Apoio

Marinha do BrasilUFSCUNIVALISINDIPI